Informações de RESPONSABILIDADE das prefeituras e entidades cadastradas...

E-mail Imprimir

Lista de eventos

Evento publicado por: Secretaria Municipal de Turismo (Secretaria Municipal de Turismo)  

9º FUCCA – Festival Universitário da Canção, Cultura e Arte
Título:
9º FUCCA – Festival Universitário da Canção, Cultura e Arte
Quando:
08/11/2013 - 09/11/2013 
Onde:
Parque Vila Germânica - Blumenau - BLUMENAU
Categoria:
Música
Responsável:
Diretório Central dos Estudantes da FURB 
Telefone(s):
(47) 3321-0267 
Website do evento:
http://www.fucca9.com.br 

Descrição

O “FUCCA – Festival Universitário da Canção, Cultura e Arte” teve o seu início em 2000, num evento realizado nas dependências da FURB – Universidade de Blumenau, com a intenção de integrar a comunidade e a universidade através de um festival cultural.

No ano seguinte, 2001, o Festival cresceu e agregou a participação de dezenas de bandas locais de Blumenau e região e foi também realizado nas dependências da Universidade de Blumenau.

Em 2002, o FUCCA ganhou mais força. Com um público total de mais de cinco mil pessoas, o Festival que foi realizado no mês de maio, contou com a participação de grandes bandas de nível nacional como o Dazaranha e Nenhum de Nós. A participação da comunidade foi decisiva para o sucesso do evento que contou com mais de oitenta apresentações culturais como música, teatro, dança, artesanato, grafite, capoeira e outras.

Em 2003, o DCE resolveu renovar o formato do Festival para resgatar um dos mais importantes concursos universitários da FURB, o “FUC – Festival Universitário da Canção”. Neste novo modelo, foram fundidos o FUCCA e o FUC, elevando ainda mais o nome do FUCCA, que passou a ser realizado no Pavilhão C da PROEB.

O evento contou com vinte e quatro canções concorrentes ao prêmio, com músicos de três estados brasileiros. Com um público total de mais de seis mil pessoas, nos três dias de evento, o FUCCA recebeu o grande show do Engenheiros do Hawaii e a apresentação de outras bandas regionais. Nas três tendas culturais apresentaram-se várias bandas, grupos de teatro e dança, além de contar com exposições de artesanato, fotografia e grafite.

A edição de 2004 do FUCCA foi um grande sucesso de público e de participações. Foram mais de cem bandas inscritas, vindas de seis estados brasileiros. Foram selecionadas trinta canções concorrentes de quatro estados. O evento aconteceu no mês de abril de 2004, teve um público total de mais de 16 mil pessoas que puderam conferir, além dos artistas concorrentes, três grandes shows nacionais com Nenhum de Nós, Comunidade Nin-Jitsu e o inesquecível show dos Paralamas do Sucesso. Além do Festival da Canção, foram apresentadas vinte bandas locais e diversas atrações culturais divididas nas três tendas culturais montadas na parte externa da PROEB. O FUCCA 2004 contou também com a participação das estrelas da RBS, como o apresentador do Patrola, Marcos Piangers, o show da galera do Programa Y e o inconfundível Mr. PI, ambos da Rádio Atlântida, que foi parceira no evento.

A edição de 2005 ficou marcada na história do FUCCA. Houve inscrições de doze estados brasileiros com mais de cento e vinte bandas e cento e sessenta musicas inscritas. Como atrações, foram apresentados os shows de Reação em Cadeia, Detonautas e o Acústico MTV dos Engenheiros do Hawaii. Uma das novidades para a versão de 2005 foi a incorporação de alguns projetos de extensões da FURB ao FUCCA, como o Brique FURB, e o FURB Visita na Sua Rua, realizados paralelamente ao FUCCA, no Pavilhão B da PROEB, onde aconteceram apresentações culturais, compra e venda de artesanato, bem como a prestação de serviços médicos, odontológicos e assistenciais.

Em 2006, a exemplo das edições anteriores, foi um absoluto sucesso. Com a participação de cinco estados do Brasil, uma importante mudança no regulamento: a obrigatoriedade dos integrantes serem universitário, valorizando ainda mais os talentos da comunidade acadêmica. As atrações principais foram as bandas Papas da Língua, Comunidade Nin-Jitsu e um show histórico do Barão Vermelho.

A edição de 2007 foi realizada nos dias dez, onze e doze de maio, com a participação de quatro estados e mais de cem músicas inscritas. As apresentações principais foram do rapper Marcelo D2, a banda gaúcha Nenhum de Nós e os catarinenses do Dazaranha. A 7º edição pagou o maior prêmio da história do FUCCA às bandas vencedoras, um valor total de R$16.500,00 do primeiro ao quinto colocado.

Na 8º e última edição, até este ano, subiram ao palco as atrações CPM22, Comunidade Nin-Jistu e Marcelo D2. Após o fim do evento de 2008, o Festival Universitário da Canção, Cultura e Arte entrou em um hiato de quatro anos. Entretanto, a nova gestão do DCE da Furb retomou a ideia de unir a universidade e a comunidade blumenauense em um único lugar em 2013, o 9º FUCCA.



Local

Mapa
Local:
Parque Vila Germânica - Blumenau   -   Website
Rua:
Rua Alberto Stein, 199 - Blumenau, SC
CEP:
89036200
Cidade:
BLUMENAU
Estado:
Santa Catarina
País:
País: br

Descrição

<< Setembro 2014 >> 
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sa  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
1516171819